sábado, 14 de março de 2015

Fim da idade média

Fim da idade média



Além das crises, guerras, enfraquecimento do feudalismo e acessão do governo absolutista, o fim da 
idade média foi marcado por invenções extraordinárias que literalmente mudaram o percurso da 
humanidade e contribuíram para a formação do pensamento da nossa sociedade atual. As principais 
invenções que irei destacar com base no livro do escritor Joaquim Silva-História Geral- são;

1-A pólvora

2-A Bússola

3-A Imprensa

1- Carvão, enxofre e salitre, compõem uma das principais invenções já criadas pelo homem. Atribui-se a 
descoberta da pólvora pelos chineses, porém eles a usavam para o preparo de fogos de artifício. Mas foram 
os árabes que tiveram a ideia de utilizar a pólvora como combustível propulsor para o lançamento de 
projéteis.
Seu uso na guerra como arma data de 1346 na batalha de CRECY com a Bombarda. Os ingleses a utilizaram 
contra os franceses.

A arma de fogo entrava na guerra mudando radicalmente a história militar.
 (Para maiores informações da batalha de Crecy acesse o link abaixo

2- A Bússola, invento que inspirou Albert Einstein a navegar pelos mares da física, invento que 
revolucionara a era das navegações permitindo ao homem se aventurar pelos oceanos. 
Este invento incrível já era conhecido pelos chineses. Eles colocavam uma agulha em cima de uma 
folha sobre a água ou óleo para ajudá-los a tomar decisões e fazer profecias. Porém foram os 
franceses que a tornaram mais prática para o uso em suas navegações.


3-      Foi Johannes Gutenberg que revolucionou a imprensa reinventando a prensa acrescentando caracteres móveis de chumbo que podiam ser usados indefinidamente. Também desenvolveu uma nova tinta para a impressão.


Em 1455 Gutenberg imprimira seu primeiro livro, a Bíblia. O reinvento de Gutenberg abrira um novo rumo para literatura. Pessoas desprovidas economicamente conseguiam ter acesso a livros que antes eram apenas de consumo da classe mais favorecida.
Foi graças a este evento que a cultura e a informação foram disseminadas pelo mundo todo nos afetando até hoje. Ainda utilizamos livros como principais fontes de pesquisa, revistas e jornais para divulgar a informação, mesmo com a era da informática.

FONTE:



sexta-feira, 13 de março de 2015

PRODUÇÃO DE ETANOL ANIDRO E HIDRATADO

PRODUÇÃO DE ETANOL ANIDRO E HIDRATADO
O Brasil é um dos maiores produtores de ETANOL do mundo, nós produzimos, exportamos e lideramos o ranking de biocombustíveis. Porém é necessário conhecermos os conceitos de álcool anidro e hidratado.
Álcool Anidro: o álcool anidro possui no mínimo 99.6% de etanol puro em sua fórmula. Sua nomenclatura (a= não hidro= água) já nos diz respeito de sua composição. Um de seus usos é na mistura com os combustíveis fósseis (gasolina). O etanol é misturado à gasolina para aumentar a sua octanagem, cerca de 25% da gasolina é etanol.
Álcool Hidratado: o álcool hidratado é composto por uma porcentagem elevada de água. O etanol utilizado nos postos de combustíveis possui em torno de 95.1% de etanol puro sendo que o restante é água.
A maior diferença do álcool anidro e hidratado é em relação a porcentagem de água presente em sua fórmula. Seus valores atualmente circulam na faixa de;
Etanol Anidro 1l = R$ 1,55 (FEVEREIRO DE 2015)
Etanol Hidratado 1l = R$ 1,38(FEVEREIRO DE 2015)
A produção do etanol anidro e hidratado é praticamente a mesma. Sua diferença se dá no final da produção de etanol anidro como veremos a seguir.

O Brasil usa como matéria prima principal a cana-de-açúcar na produção do etanol. A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, ou seja, você não precisa plantar uma nova planta após o seu ciclo para se ter outra pois ela se rebrota. Mas vamos deixar este lado da produção para nossos colegas agrônomos. Para maiores informações acesse o link http://www.novacana.com/cana/aspectos-plantio-cana-de-acucar/.


Depois que é feita a colheita, a transportadora leva a matéria prima até a indústria onde passa por uma balança para ter um controle da matéria prima e de toda logística da indústria.
A cana-de-açúcar passa por uma análise onde os técnicos em química verificam o teor de açúcar e outros fatores como;

INDICADORES
VALORES RECOMENDADOS
POL
>14
Pureza(POL\Brix)
>85%
ATR (Sacaroze, glicose,frutose)
>15% maior impossível
AR(Glicose, frutose)
<0.8%
Fibra
11 a 13%
Tempo de Queima\ Corte
< que 35h para cana com corte manual
Terra na Cana
<5kg/t cana
Contaminação da cana
<5,0 x 105 bastonetes / ml no caldo
Teor de álcool no caldo da cana
<0,6% ou < 0,4% Brix
Acidez Sulfúrica
<0,80
Dextrana
<500ppm/Brix
Amido da cana
<500ppm/Brix
Broca da cana
<1,0%
Índice de Honig - Bogstra
>0,25
Palhiço na cana
<5,0%
Ácido aconítico
<1.500 ppm/Brix




Após o processo de limpeza, a cana-de-açúcar triturada passa por vários moinhos, o que permite que o caldo, que é rico em açúcar, seja separado da parte fibrosa, conhecida como bagaço.


Depois de passar pelos moedores, o caldo retirado da cana-de-açúcar é tratado por meio de processos de aquecimento como podemos vislumbrar na imagem acima. O caldo da cana-de-açúcar é clareado, filtrado e, depois de ter sido misturado com o melaço residual da fábrica de açúcar, o mosto é obtido. Em seguida, essa mistura rica em açúcar é fermentada e então destilada para obter o etanol. O processo de fermentação é essencialmente conduzido em três estágios. Primeiramente, ocorre a separação e recuperação do leite de levedura do mosto fermentado (vinho bruto) na centrífuga. A seguir, o leite de levedura é preparado e tratado com água e ácido sulfúrico. Por fim, o mosto é misturado com o leite de levedura e a fermentação começa. Depois de aproximadamente oito horas, quase todo o açúcar do mosto é transformado em etanol. Quando essa transformação ocorre, o dióxido de carbono é liberado junto com energia na forma de calor.
Para obter álcool puro ou anidro, deve-se retirar a água excedente, o processo utilizado consiste em adicionar cal vivo à mistura, reage com água, formando hidróxido de cálcio.
CaO (óxido de cálcio) + H2O(água )  Ca (OH)2 (hidróxido de cálcio).
Como o hidróxido de cálcio não é solúvel em álcool etílico ocorre a formação de uma mistura heterogênea.
Cada litro de álcool obtido na destilação produz cerca de 12 litros de resíduos do mosto fermentado e recebe o nome de vinhaça ou (vinhoto) cujo o aproveitamento é utilizado como fertilizante aumentando a produtividade e sendo útil ao canavial.
Para aprofundar seus conhecimentos na produção do álcool anidro e hidratado, deixarei os links que eu utilizei para este resumo facilitador.
2-http://www.cepea.esalq.usp.br/



segunda-feira, 9 de março de 2015

Sejam bem vindos ao Blog Engenhando O Saber

Imagem Guilherme De Aguiar Sparremberger



Sejam bem vindos ao Blog Engenhando O Saber, um blog dedicado aos assuntos envolvendo todas as ramificações do fantástico curso de Engenharia Química. Neste blog iremos tratar de tópicos como:

-Produção;

-Plantas Químicas;
-Produtos em desenvolvimento;
-Projetos de extensão;
-Sociologia/Filosofia (pois fazemos parte da sociedade como um todo);
-Tendências dos ramos industriais;
-Inovações e produtos;
-Testes Laboratoriais;
-Livros.

Estes são apenas alguns tópicos que serão abordados no decorrer deste projeto que visa ser um facilitador na busca por informações relacionadas com esta área da ciência.

Apresentações:

Me chamo Douglas Ryan e sou acadêmico do curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC. www.unesc.net
Engenhando o Saber é uma iniciativa minha nascida da dificuldade de achar assuntos acadêmicos em sites e blogs. No final de cada post eu irei colocar todas as minhas fontes de pesquisa para que o acadêmico/leitor possa ter acesso a informação completa. Desde já agradeço a visita e a atenção a todos os leitores!
Obrigado!